CARREGANDO...

Nosso consultor José Bernardo Ferber é o que os franceses chamam de Charcutier-Traiteur – um especialista em carnes e embutidos. O entusiasmo pela gastronomia surgiu quando José cursava o Liceu Pasteur, escola franco-brasileira experimental da capital paulista, onde a relação com as panelas era bastante incentivada. O DNA da ascendência francesa pesou na escolha da profissão, e José se formou em Gastronomia pela universidade Alain Ducasse Formation, para depois se aprofundar cada vez mais no segmento de charcutaria fina, especializando-se na arte da produção de pastrami, bacon, pancetta, linguiças e salames.

Digite sua dúvida, sugestão, curiosidade o quiser e o Chef Bernardo terá prazer em te ajudar.

Sanduíche de Mortadela ao Avesso Ceratti

Sanduíche de Mortadela ao Avesso Ceratti

Ingredientes

  • 3 pães franceses (50g cada) cortado em cubinhos
  • 2 dentes de alho amassados
  • Temperos e sal a gosto
  • 1 ½ colher de manteiga derretida
  • Azeite
  • 150g de mortadela Ceratti fatiada, cortada em tiras e douradas na frigideira
  • 150g de queijo ralado
  • 3 tomates maduros cortados em cubos (sem sementes)
  • 250g de mortadela fatiada e cada fatia cortada em 4 partes

Modo de Preparo

  1. Numa assadeira misture 3 pães franceses (50 g cada) cortado em cubinhos, os 3 dentes de alho amassados, temperos e sal a gosto e 1 colher e ½ de manteiga derretida e uma colher de chá de azeite. Misture tudo e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, mexendo as vezes por +/- 20 minutos. Retire do forno e reserve.
  2. OBS: Os croutons estarão no ponto quando estiverem dourados e crocantes (não queimados).
  3. Em um recipiente misture os croutons, com 100 g de mortadela fatiada Ceratti e cortada em tiras (já douradas na frigideira), 150g de queijo ralado (ralo grosso) e 3 tomates maduros (porém firmes) cortados em cubinhos (sem sementes). Reserve.
  4. Unte levemente com margarina os fundos e as laterais de 6 tigelas refratárias redondas (+/- 6 cm de diâmetro). Em cada tigela coloque as fatias de mortadela Ceratti cortadas em 4 partes de modo que cubra o fundo e a lateral e sobre pela borda. Coloque a mistura de croutons (feita acima) dentro de cada tigela (como recheio) e feche as bordas da mortadela sobre o recheio. Prenda com um palito. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 25 a 30 minutos.