Charcutaria: Sabores Que
Contam Histórias

A charcutaria é a técnica ancestral de preparar e conservar carnes por meio de práticas milenares como salga, defumação, fermentação e cura. Com o passar do tempo, a charcutaria evoluiu para uma forma de arte gastronômica que resultou em uma diversidade de produtos, influenciados por diferentes condições climáticas, ingredientes disponíveis, métodos e produção, elementos culturais e sociais.    

Na Itália, surgiram iguarias como a mortadela, o prosciutto, a pancetta, a copa e o salame; na Espanha, o renomado Jamón Ibérico; e na Alemanha, uma variedade de salsichas e linguiças.

Especiarias e ervas aromáticas, como pimenta, alho, sálvia e alecrim, são as mais utilizadas para realçar os sabores e aromas, mas é o tempo de cura o mais valioso dos ingredientes. Podendo durar de semanas a anos, é o tempo de maturação que vai desenvolver sabores complexos e texturas únicas.  

Com o surgimento da refrigeração moderna e dos métodos industriais de conservação, a charcutaria artesanal enfrentou desafios, mas também experimentou um renascimento. A inspiração em técnicas tradicionais hoje se traduz em embutidos premium como os da Ceratti, de alta qualidade, sabores autênticos.  

Montando uma tábua de charcutaria perfeita, equilibrada e sofisticada

Montar a tábua de charcutaria perfeita envolve tanto a seleção criteriosa dos produtos quanto a montagem estética e harmonização dos sabores.  

Comece escolhendo os embutidos

Inclua queijos 

Complementos essenciais 

Preparação e cortes 

Montagem e organização

Toques finais e dicas especiais 

Harmonizando tábuas de charcutaria com bebidas 


Icone whatsapp